PROPOSTA DE ARTE EDUCAÇÃO

O que dizem os potes

O pote de cerâmica foi sempre alvo de intensas pesquisas formais. Em todas as culturas encontramos este simples objeto sob as mais diversas formas. Em termos gerais podemos, inclusive, diagnosticar o jeito de ser e pensar das pessoas que os utilizaram, não só pelas inscrições e desenhos que muitas vezes os ornamentam, mas também pela sua forma estrutural.
Ele pode ser extremamente delicado, ricamente ornamentado, altamente polido, rústico, de textura agressiva, com ou sem asa, com ou sem esmalte, enfim, dependendo de sua função social ele consegue demonstrar o poder ou o prestígio de quem o usa. Pode ser um objeto utilitário do cotidiano doméstico ou exercer outro tipo de funções simbólicas. Hoje em dia proliferam potes de todas as formas, feitios e materiais, para uso doméstico ou apenas decorativo. Na cerâmica, por exemplo, ele continua sendo objeto de intensa investigação formal e quase todos os dias alguém descobre uma nova maneira de fazer um pote.

Exercitando

Num grupo de dez pessoas cada um faz 3 a 5 potes que, de preferência, mantenham uma relação entre si. O material pode ser cerâmica ou outro qualquer, desde que ofereça a possibilidade de conter, afinal, ele é um recipiente!

Num segundo momento dividem-se em dois grupos. Cada grupo irá reunir os potes realizados e descobrir diferenças e semelhanças entre eles. A idéia é montar pequenas instalações em que os objetos possam interagir ente si.
Para fazer isso é preciso especular um pouco sobre cada conjunto de potes e ver quais contêm as possibilidades de diálogo. Para arranjá-los os alunos podem usar qualquer espaço disponível, uma sala vazia, uma cozinha, um pátio, uma varanda, um jardim...

O importante é saber aproveitar o contexto do espaço e utilizá-lo para compor o trabalho.

O trabalho final pode ser uma instalação, uma série de fotografias, uma performance...

Para finalizar, cada grupo deve selecionar um porta-voz que fará a apresentação do seu projeto ao outro grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário